NOTÍCIAS
22/11/2017
Variados
GESTORES CONFIRMAM PLEITOS MUNICIPALISTAS E LUTAM POR SOBREVIVÊNCIA.
 

A Mobilização Municipalista, em Brasília, continua sua programação nesta quarta-feira, 22 de novembro, com uma grande concentração no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal. Centenas de prefeitos de todo o país estão reunidos para buscar a aprovação de medidas que desafoguem os Municípios, submergidos na crise.

Localizado ao Norte do Estado da Bahia, Itiúba possui cerca de 40 mil habitantes e tem vivenciado um momento dramático. Segundo a prefeita Cecília Petrina, mais de 70% da população reside na zona rural, onde a falta de água é uma constante.

"Vivemos em uma cidade situada em cima de pedras. Até para escavar poços e captar água é difícil, porque essas rochas são salinizadas. Elas têm um índice muito alto de calcário, de ferro", explicou a prefeita.

Apesar dos esforços de armazenar a água em cisternas e barreiras, os poços perfurados não resistem por muito tempo. Além disso, a falta de recursos pressiona ainda mais os cofres da prefeitura.

"Não é faço nessa conjuntura de crise bater as contas nesse final de ano. Pela primeira vez na minha vida, eu que já fui prefeitas outras vezes, se a gente não conseguir um auxílio emergencial, nós vamos passar maus momentos", desabafou Petrina.

A concessão de um Auxílio Emergencial aos Municípios (AFM) é um dos principais pleitos da Mobilização Municipalista em Brasília, que acontece nesta quarta-feira, 22 de novembro. Entretanto, a Confederação luta por outros temas, também lembrados pelos participantes.

O prefeito de Grão Mogol (MG), Hamilton Gonçalves, falou sobre as dificuldades na área de Educação. "O aumento do piso dos professores é o problema maior nosso, que impacta a folha de pagamento. Aconteceu no ano passado e se não mudar as regras deve acontecer no próximo ano de novo", alertou.

Gonçalves disse ainda que os recursos recebidos para custeio do transporte escolar têm sido insuficientes. O reajuste dos programas federais também consta na pauta prioritária da campanha Não deixem os Municípios afundarem.

Somente palavras

Ao final, o prefeito de Jaguaribe (CE), José Abner, reforçou o propósito do movimento. "Nós viemos pedir que tirem do discurso apenas a questão federalista. Nós precisamos, de fato, para resolver os problemas dos Municípios, que é onde as pessoas moram, é que se acabe a prática de repassar obrigações sem repassar o custeio. Esse discurso de 'sou municipalista' sem fazer nada a respeito já passou do tempo", completou.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000