NOTÍCIAS
25/01/2018
Variados
DALCÍDIO TERÁ 2 LIVROS REEDITADOS
Reedição de obras do romancista paraense será através de financiamento coletivo.
 

Campanha de financiamento coletivo para a reedição dos livros “Três casas e um rio” e “Os habitantes”, de Dalcídio Jurandir, está na reta final. As obras do paraense, considerado o maior romancista da Amazônia e um dos principais autores brasileiros do século XX, ainda é objeto de pesquisas acadêmicas, mas publicações são consideradas relíquias devido às poucas edições realizadas. 

Esse é o caso de “Os habitantes”, escrito em 1976, mas que teve apenas uma edição. O projeto é da Pará.grafo Editora, do município de Bragança, que já publicou a reedição de “Ponte do Galo” após 46 anos da primeira edição. Para participar basta acessar o site http://catarse. me/dalcidiojurandir até o próximo dia 31. “Três casas e um rio”, “Os Habitantes” e “Ponte do Galo” fazem parte da coleção Ciclo do Extremo Norte, que narra a saga do menino Alfredo numa sequência de dez livros. Nessa coleção, o autor descreve o horizonte amazônico a partir do contexto humano e geográfico com riqueza de imagens, expressões da linguística típica, a cultura e as concepções sociopolíticas. Dalcídio retrata a existência de personagens humildes do Marajó, como pequenos proprietários de terra, barqueiros, ribeirinhos, pescadores, vaqueiros e outros. “Três casas e um rio”, datado de 1958, é o terceiro livro da coleção, enquanto “Os habitantes”, é o oitavo livro, sendo um dos mais raros de se encontrar. Esta será a segunda edição de “Os habitantes”, após mais de 40 anos. 

DIVULGAÇÃO MÚSICA Lollapalooza anuncia atrações dos shows paralelos O festival Lollapalooza anunciou, ontem, a programação das chamadas Lolla Parties, nome dado aos shows extras de artistas que integram o line-up do festival, em casas espalhadas pela capital. E a cereja do bolo da vez é o show solo de Liam Gallagher, o ex-Oasis que integra o primeiro time de shows mais aguardados do festival, a se apresentar na Audio, casa de shows localizada na zona oeste da cidade, na quarta-feira, 21 de março, antes mesmo do início do Lollapalooza - realizado entre os dias 23 a 25 de março. Show solo de Liam Gallagher, ex-vocalista da banda Oasis, é uma das principais atrações Na mesma data, 21 de março, a banda o The Neighbourhood estreia em solo brasileiro, com uma apresentação no Cine Joia, no bairro da Liberdade. No dia 22 de março, é a vez do Royal Blood, duo de rock pesadíssimo de baixo e bateria, a se apresentar no Cine Joia. Enquanto isso, na Audio, haverá uma dobradinha com os shows de Zara Larsson e Oh Wonder. O Lollapalooza realiza sua sétima edição em São Paulo nos dias 23, 24 e 25 de março, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Entre as atrações estão Red Hot Chili Peppers, LCD Soundsystem, Pearl Jam, Imagine Dragons, The Killers e Lana Del Rey. 

Os ingressos para o festival estão à venda na bilheteria oficial no Citibank Hall São Paulo (sem taxa de conveniência) ou pela internet. Clarice: escrita peculiar e inovadora incomodou críticos Liam Gallagher vai se apresentar no dia 21 de março em SP DIVULGAÇÃO Ao todo, o Ciclo Extremo Norte reúne as seguintes obras: “Chove nos campos de cachoeira” (1941), “Marajó” (1947), “Três Casas e um Rio”, “Belém do Grão Pará” (1960), “Passagem dos inocentes” (1963), “Primeira manhã” (1967), “Ponte do galo” (1971), “Os habitantes”, “Chão dos lobos” (1976) e “Ribanceira” (1978). Com essa coleção, Dalcídio Jurandir recebeu o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra, em 1972. Dalcídio Jurandir nasceu em 1909, no município de Ponta de Pedras, no Marajó, e faleceu aos 70 anos, no Rio de Janeiro. Os livros do autor paraense foram publicados em Portugal e na Rússia. Ele também colaborou como jornalista e cronista em diversos jornais e revistas regionais e nacionais. A meta do projeto da Pará.grafo Editora é reeditar obras literárias importantes do Pará e da Amazônia que estão fora de circulação. As novas edições de Dalcídio Jurandir terão apurado acabamento gráfico, ilustrações da artista plástica e escritora Paloma Franca Amorim, e versão em e-book. Os apoiadores podem receber como recompensas exemplares numerados, miniaturas do autor, pôsteres com as ilustrações do livro (reproduções ou originais) entre outras opções. 

Livrarias e empresas também podem participar da iniciativa com condições especiais.

Fonte: O Liberal. 

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000