NOTÍCIAS
02/092011
Breves
VÍDEOS E TEXTOS SOBRE A CULTURA, TURISMO, GASTRONOMIA, FOLCLORE, MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS DA CIDADE DE BREVES
 

TURISMO

ATRATIVOS NATURAIS

 

RIO PARAUHAÚ : Rio extenso e navegável em todo o seu percurso, em cujas margens esta localizado o município de Breves. A escala quase obrigatória para as embarcações que navegam pelo rio Amazonas.

RIO PRACAXI : Localizado no estreito de Breves, destaca-se como rio de grande profundidade fica 30minutos de voadeira da sede do município;

ESTREITO DE BREVES: Formado por um conjunto de pequenos rios e ilhas, segundo a tradição popular, os navegadores, ao entrarem no estreito, na região de confluência das águas do Amazonas com o rio Pará, devem atirar as águas uma dádiva para as Divindades do fundo do rios para que permitam uma viagem segura.

IGARAPÉ GRANDE: Destaca-se por sua coloração escura e transparente pela vegetação de suas margens representadas por plan5tas aquáticas e palmeiras.

BALNEÁRIO FLUVIAL MARAJÓ: Localizado na estrada de Breves – Arapijó de entretenimento e lazer muito freqüentado durante o verão pela comunidade local e visitantes.

FURO DE BREVES: Via navegável e profunda em todo o seu percurso. Em adjacência existe um sitio criatório de peixes projetado para ser um local de pesca ecológica.

 

ATRATIVOS CULTURAIS

 

IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DE SANTANA: Localizada na av. Presidente Getulio Vargas, com inicio de suas obras datado de 1861.

PRÉDIO DA PREFEITURA: Localizada na praça 3 de outubro, 2203. Construído e 1904 onde funcionou a Intendência de Breves.

PRÉDIO DA BISA- Breves Industrial S/A: Construído em 1925, é representante de um período áureo, da cidade, quando Breves ficou conhecida como “Celeiro Mundial da Madeira”.

CORCOVADO: Antiga fabrica beneficiadora de borracha, durante o período da 2º Guerra Mundial.

TRAPICHE MUNICIPAL: Prédio histórico em estilo eclético.

 

ESPAÇOS CULTURAIS

 

BIBLIOTECA MUNICIPAL: Localizada na Av. Rio Branco, nº 1203. 

CASA DA CULTURA: Utilizada para a realização de eventos culturais no espaço do auditório, que é moderno, confortavél, climatizado e equipado com capacidade para até 120 pessoas.

DIVISÃO DE CULTURA: Espaço para realização de oficinas de teatro, dança e artesanato, com capacidade para 230 pessoas.         

 

MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS

 

O povo expressa suas tradições religiosas nas Festividades de São Sebastião, de Nossa Senhora de Sant'Ana e do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

 

ENTRETENIMENTO

 

Estádio Milton Ribeiro- Av. Rio Branco, s/nº / Praça três de Outubro – Av. Presidente Vargas/ Praça da Matriz- Av Presidente Vargas/ Praça do Operário- entre Al. Abmael Albuquerque e Av. Presidente Vargas/ Praça Aloísio Lins- Rua Coronel José Portilho/ Praça Frei Doce- Av. Rio Branco/ Praça Dário Furtado- entre Av. Presidente Vargas e Dr. Assis/ Ginásio Ferdinando Costa e Silva-Rua 7 de Setembro, s/nº/ Quadra Marina Carvalho- Av. Portel/ Estádio Humberto Trindade- Rua Sebastião Amado/AABB- Associação Atlética Banco do Brasil- Estrada Breves- Arapijó, s/nº.

 

GASTRONOMIA

 

Os principais pratos típicos são produzidos a partir do camarão, carne bovina e bubalina,  peixes e caças, tendo o açaí como complemento alimentar.    

 

ARTESANATO

 

Entre os materiais produzidos podemos destacar: peneiras, cestas, paneiros,   tipiti, matapi, alguidar, panelas de barro, vassouras e outros, produzidos a partir da utilização de cipós, talas de palmeiras, madeira, barro e palha.

 

FOLCLORE

 

Realiza-se anualmente o Forrozão Marajoara  e o Festival Brevense de Folclore, onde são apresentados os inúmeros grupos folclóricos do município, com destaque para: Grupo Folclórico Nheengaibas, Roceiros da Castanheira, Geração Junina, Roceiros do Marajó, Roceiros da Cidade Nova, Mata Velho, Nova Geração Moderna Papy Legal, Sensação Junina do Aeroporto, Boi- Bumba, Pai do Campo, Revelação Junina da Mainardi Guará . Danças apresentadas: Xote, mazurca, carimbo e retumbão.


 

A religiosidade é um traço marcante nos habitantes do município de breves. Dessa forma todas as festividades religiosas são comemoradas intensamente, com fé, pela população de católicos do município.
A mais importante delas é a festa em homenagem à SENHORA SANT'ANA, a santa padroeira da cidade, comemorada em mais de 100 anos de história do município.
A festividade se inicia sempre no dia 16 de julho e se estende até o dia 26 de julho, com a realização de novenas na igreja matriz, que foi erguida em homenagem a santa padroeira, a parte social é realizada na barraca da santa que fica ao lado da igreja, arraial em torno do templo, e a participação de milhares de romeiros da zona rural, e de municípios vizinhos.
A homenagem se encerra com a realização de uma procissão que percorre as ruas principais da cidade de breves.

O culto a Santa Ana apareceu no Século VI no leste e no Século VII no Ocidente, especialmente na Alemanha.
SANTANA ou SANT'ANA, do latim ANNA, do hebraico transliterado HANNAH, que significa GRAÇA ou GRACIOSA.
Fonte: Paróquia de Sant’ Ana




"Vídeo Miss Verão de Breves 2010", assim que conseguirmos o de 2011, teremos imenso prazer em postar. AGORA APRECIE E RENDA-SE DIANTE DA BELEZA DA MULHER MARAJOARA.


Reportagem da Tv Cultura do Pará sobre o movimento cultural na Cidade de Breves na Região do Marajó.


 

 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000