TURISMO
19/03/2018
Selecione...
MARAJÓ / CADASTUR
 

Os dezesseis Municípios do Arquipélago Marajoara estão cadastrados no Mapa do Turismo Nacional e, já podem participar do Cadastur que é um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. A execução do sistema é realizada pelo MTur, em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 estados e no Distrito Federal. O cadastro tem como objetivo promover o ordenamento, a formalização e legalização dos prestadores de serviços turísticos.

O Cadastur é obrigatório, em conformidade com as Leis nº 11.771/08 e nº 8.623/93, para agências de turismo, meios de hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café), guias de turismo, transportadoras turísticas, acampamentos turísticos, organizadoras de eventos e parques temáticos. Não existe nenhum aumento de tributo e nenhuma empresa vai pagar absolutamente nada por aderir ao Cadastur”. Os empresários marajoaras terão vantagens de adesão ao programa do governo federal. “As empresas, ao serem visualizadas, terão benefícios, que passam por fazer parte de um processo legal, produtivo, com a perspectiva de ter um acesso muito maior para capacitação, a qualificação de serviços, a melhoria dos produtos e serviços que oferecem, a divulgação e a promoção, pois são empreendimentos legais, e, portanto, muito mais seguros de serem utilizados pelo consumidor.

Os empreendimentos que fazem o cadastro podem participar de programas e projetos do governo federal, recebem qualificação promovida e apoiada pelo Ministério do Turismo, têm acesso facilitado a financiamento por meio de bancos oficiais, apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo, além de visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal. Os interessados podem acessar o Cadastur no endereço eletrônico www.cadastur.turismo.gov.br.

O evento do Cadastur 3.0 para a Região Norte, aconteceu na última quinta-feira (15), no auditório do Sesc Bouvard. Estiveram presentes representantes do Ministério do Turismo (MTur), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), agentes de viagens, guias e bacharéis em turismo. Secretários e Diretores de Turismo de várias cidades do Marajó e Técnicos da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó - Amam, também estiveram presentes.

 

Wavá Bandeira

« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000