NOTÍCIAS DE AFUÁ
28/03/2012
Afuá
AFUÁ PODE TORNAR-SE PATRIMONIO CULTURAL NACIONAL
 

A Ministra de Estado de Cultura do Brasil Sra. Ana Maria de Holanda e comitiva estiveram em Afuá no ultimo dia 23, para inaugurar a biblioteca publica no município denominado Belkiss Santos, em convênio com o Ministério da Cultura, zerando assim o déficit de bibliotecas nos municípios Paraenses. Às 17h, foi recebida pelo Prefeito Municipal acompanhado de várias autoridades e seguiram em direção ao prédio a ser inaugurado. No começo da solenidade o Prefeito de Cachoeira e Presidente da AMAM em exercício Sr. Jaime Barbosa usou da palavra agradecendo A Ministra em nome da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó por mais uma vitória cultural ao povo Marajoara. O Prefeito Salomão Mazinho agradeceu a presença de todos falando da felicidade de receber pela primeira vez uma Ministra no seu município e finalizou dizendo: que quem estava de parabéns não era só o povo, mas a Ministra também.

 Ana de Holanda emocionada falou da alegria de sair do seu Gabinete em Brasília de fazer a viagem tão longa até a cidade de Afuá e ser recebida tão calorosamente por todos, ressaltando a felicidade de estar no município, criado dentro do alagado e hoje com uma população de mais de 20 mil habitantes, uma cidade estruturada, mais que faltava mesmo era um espaço para o aluno e povo fazer o hábito da leitura e pesquisa, pois na literatura existe uma liberdade e cada um vai e fala o que pensa, leem escreve e põe em palavras seus sonhos, pondo muito mais paz dentro das pessoas.

Ao descrever as ruas por onde andou e do transporte local da cidade com bici-táxi, ressaltou que o IPHAN que pertence ao Ministério da Cultura está com o trabalho de reconhecimento de Afuá, a Veneza do Marajó, se tornar um Patrimônio Cultural Nacional pelas suas características e peculiaridades, que é uma coisa única para um tipo de desenvolvimento, onde tudo está ligada à cidade ribeirinha que dependendo da região e da natureza do rio, assim desenvolvem suas condições para sobrevivência sendo uma cidade muito atípica.

Estiveram presentes no evento o Presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/Minc), Galeno Amorim; o Secretário de Articulação Institucional, João Roberto Peixe; a Secretária de Cidadania Cultural, Márcia Rollemberg; Representante da Região Norte do Minc, Sr. Delson Cruz; Presidente da Fundação Tancredo Neves, Sr. Nilson Chaves; Sra Maria Dorotéia, Superintendente do IPHAN; Jaime Barbosa, Prefeito de Cachoeira do Ararí e Presidente da AMAM em Execício, Prefeito de Afuá, Salomão Mazinho, Vereadores Municipais, Secretários Municipais, Diretores Municipais, Professores, alunos e centenas de pessoas que prestigiaram o acontecimento. No final da programação todos foram convidados para assistirem no Centro Folclórico Lagostão, uma apresentação dos Grupos de Camarões Convencido e Pavulagem, além da dança do Boto e o carimbo apresentado pelo grupo da idade ativa de Afuá e Pro-jovem.

COMUNICAÇÃO/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000