No ultimo dia 1º aconteceu na sede do Comando Geral da Polícia Militar, a formatura de 120 policiais militares. Deste efetivo, 40 estão em Breves na sede do 8º BPM e outros 40 em Soure na sede do 9º BPM. O contingente será distribuído entre os demais municípios que compõem o Arquipélago do Marajó (Afuá, Anajás, Bagre, Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Muaná, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista).
A Policia Militar com o intuito de facilitar a comunicação no Arquipélago do Marajó, colocou em pratica as Centrais de Rádio VHT e efetuou a distribuição de rádios portáteis VHF para os efetivos policiais civis e militares.
Dentre as ações comuns a todos os municípios que estão sendo executadas no Arquipélago do Marajó pela Polícia Militar, estão em andamento o Centro Integrado de Operações (CIOP) em Anajás; instalação de uma companhia independente da PM em Muaná para atender também aos municípios de Curralinho e São Sebastião da Boa Vista; instalação de uma companhia independente da PM em Afuá extensivo aos municípios de Chaves e Anajás; implantação de bases de Policiamento Fluvial com alocação de embarcações em Lago Arari, Ponta Negra, Furo do Buiuçu, Rio Tajapuru, Itatupã, desembocadura do Rio Amazonas e Furo da Tartaruga.
Todas essas iniciativas contribuirão para melhorar e reforçar o policiamento no combate ao tráfico de drogas; ao roubo de gado; a prostituição; a pedofilia; aos crimes e a pirataria que, infelizmente, ainda se fazem presentes nas ruas dos rios dos municípios marajoaras.
Por: Wavá Bandeira