A Jornada Mundial da Juventude, que vai ocorrer em junho de 2013 no Rio de Janeiro, realizou sua ação de evangelização no Marajó, com a Cruz Peregrina visitando os municípios de Ponta de Pedras, e Breves, onde permaneceu por dois dias com a realização de intensa programação terminando com a Via Sacra pelas ruas da cidade. A Cruz foi recebida em Breves por milhares de jovens, muitos oriundos de municípios vizinhos como Portel, Melgaço, Bagre, Afuá, Gurupá, Curralinho e Anajás. Ela mede cerca de 4 metros de altura por dois de largura e foi confeccionada em madeira compensada revestida de pinho e vem percorrendo diversos países como EUA, Austrália, Filipinas, Alemanhã e Espanha, onde foi recebida pelo rei D. Juan Carlos.
" Foi o Papa João Paulo II que instituiu a Jornada Mundial da Juventude em 1984 e criou a Cruz Peregrina como forma de evangelizar os povos e atrair a juventude para a Igreja Católica, juntamente com a imagem de Nossa Senhora que acompanha a Cruz como sendo a mãe ao lado do filho", exalta D. Luiz Azcona, bispo prelaz de Breves e região.
A chegada ao porto da cidade foi uma comoção geral com a presença de milhares de jovens, de clérigos e de D. Luiz, que reuniu a todos na frente da igreja matriz e fez um emocionante discurso ao pé da Cruz e do quadro de N. Senhora, conclamando os jovens a lutar contra a violências, as drogas, a exploração e a pobreza no arquipélago.
De lá, a Cruz seguiu nas mãos dos jovens para a prefeitura municipal onde foi recebida pelo prefeito de Breves, Xarão Leão, o presidente da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó e prefeito de Portel, Pedro Barbosa, centenas de fieis e a juventude ávida em tocar na Cruz e pedir benção. Xarão Leão discursou para os presentes ressaltando a importância da participação da juventude em todos os setores da sociedade e dos esforços da prefeitura em implantar escolas de qualidade de todos os níveis com vistas a formar bons profissionais de diversas áreas. “ A juventude não é só promessa de futuro mas a certeza do presente “ ressaltou o prefeito. Pedro Barbosa, prefeito de Portel, avaliou que a própria juventude ali presente não tinha noção da importância daquele evento que vai redundar no maior evento cristão já realizado pelo Vaticano na América do Sul e sua importância para o futuro do catolicismo em todo mundo. Embora com sol escaldante, todos seguiram a programação de visitas às escolas, hospitais e igrejas de Breves até o cair da tarde quando foi realizada a Missa Campal na frente da igreja Perpétuo
Socorro. Depois houve show de música e iniciou a vigília com a divisão de grupos de jovens. Na tarde da terça-feira Cruz e a imagem de Nossa Senhora seguiram m de avião da FAB para o Rio Grande do Sul.
Pedro Medina