Folias, ladainhas, comidas típicas, procissões são alguns dos elementos que integram as Festividades do Glorioso São Sebastião, no Estado do Pará. Reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil, os festejos em devoção a São Sebastião compõem o calendário de homenagens em agradecimento a milagres e graças alcançados em várias localidades da Região do Marajó e, em cada uma delas, apresentam suas especificidades. Desde 2013, quando foi registrada como Patrimônio Cultural do Brasil, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) atua em ações de salvaguarda da celebração.
Uma delas será no próximo dia 15 de fevereiro, na cidade de Cachoeira do Ariri, onde o Iphan-PA promove uma série de atividades, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult-PA) e as Secretarias de Educação e de Turismo e Cultura de Cachoeira do Arari. A programação começa às 15h, com a realização de uma roda de conversa sobre a salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. Logo em seguida, às 17h, ocorre a mesa de lançamento do livro Festividades do Glorioso São Sebastião na Região do Marajó, da série intitulada Minha História, Nossa Cultura, publicação realizada com a Imprensa Oficial do Estado do Pará. No mesmo dia, a partir das 19h30, acontece um sarau com a participação de artistas locais, onde será também realizada a entrega do título de Patrimônio Cultural do Brasil para a comunidade. Todas as atividades serão gratuitas e realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Adaltino Paraense, com o apoio da Irmandade dos Devotos do Glorioso São Sebastião de Cachoeira do Arari e do Museu do Marajó.
Celebração a São Sebastião
Considerada como peça fundamental para a construção e afirmação da identidade cultural marajoara, a devoção ao santo representa a diversidade e a singularidade da região, na forma como se estrutura e se desenvolve por meio de elementos próprios. As Festividades do Glorioso São Sebastião na Região do Marajó foram registradas como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan em 2013, a pedido do Museu do Marajó, com apoio da Irmandade do São Glorioso São Sebastião de Cachoeira do Arari, e anuência de outros municípios da região. A manifestação cultural também é reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará.
Em Cachoeira do Arari, a festividade é realizada há mais de 150 anos, sempre no período de 10 a 20 de janeiro, atraindo centenas de visitantes para as procissões, ladainhas, danças nos barracões, levantação do mastro e arraiás, além dos eventos esportivos, como a luta marajoara. Nos meses que precedem a festa, ocorrem as esmolações, com coleta de donativos para a realização dos festejos. Folias e ladainhas expressam o forte sentimento de fé da população local, mesclando elementos do catolicismo oficial com o popular, assim como com a pajelança cabocla.
Serviço:
Ações da salvaguarda das Festividades do Glorioso São Sebastião na Região do Marajó
Data: 15 de fevereiro
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Adaltino Paraense, Cachoeira do Arari/PA
Programação completa
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Déborah Gouthier – deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5516 - 2024-5533