Milhares de fieis participam dos festejos de São Sebastião em Cachoeira do Arari.
Um festa religiosa que atravessou dois séculos de existência e arrasta milhares de devotos pelas ruas, campos e rios de Cachoeira do Arari, em homenagem ao glorioso São Sebastião, terá seu início no próximo dia 10 de janeiro, com a chegada da imagem do Santo na cidade trazida das fazendas do interior.
São Sebastião é considerado o protetor dos vaqueiros e sua festa em Cachoeira dura 10 dias, com a realização da grande procissão no domingo, dia 20,pelas ruas da cidade.
No trajeto, existe a tradicional guerra da maizena, e o costume de lambuzar o corpo de lama nas poças de chuva, que marca o início do período de fartura no Marajó.
No início da festa, são erguidos os três mastros representando as mulheres, crianças e adultos , enfeitados com frutos regionais. No final da festa, no domingo, eles são derrubados sob aplausos dos presentes.
Paralelo ao festejos, a prefeitura municipal e a irmandade do santo organizam outros eventos como a Luta Marajoara, muito concorrida e com público fiel e a corrida do cavalo marajoara, que atrai vaqueiros de toda região.
O prefeito Jaime Barbosa acredita que esse ano O Glorioso irá atrair um público maior que dos anos anteriores e está organizando um sistema de apoio ao romeiro na saúde, segurança, organização e receptivo, a fim de atrair mais turista e movimentar a economia local.