Melgaço é o nono município do Marajó a criar seu Conselho Municipal de Turismo, uma das etapas condicionante para a permanência no Mapa do Turismo Brasileiro. Na manhã dessa sexta-feira(26) a Câmara de Vereadores de Melgaço aprovou a Lei de criação do Conselho Municipal de Turismo de Melgaço-COMTUR, momento muito importante para o município. A secretária de Cultura e Turismo de Melgaço, através de secretário, Sr. Raimundo de Jesus Lima, teve um papel muito importante neste processo, com a sensibilização da Gestão Municipal e Vereadores, contou com o assessoramento técnico de Marilia Tavares, presidente do Fórum Regional de Turismo do Marajó-FOREMAR e Coordenadora Técnica da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó-AMAM e Ronise Lima, Assessora Técnica em Turismo e Cultura da Associação dos Municípios da Calha Norte-AMUCAN.
O conselho ficou com a seguinte composição:
I – Poder Público
a) Representante titular e seu suplente, da Secretaria Municipal deCultura e Turismo –SECULT, sendo o Secretário Municipal membro permanente.
b) Representante titular e suplente da Secretaria Municipal de Educação;
c) Representante titular e seu suplente, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente;
d) Representante titular e seu suplente, da Câmara de Vereadores Municipal.
e) Representante de titular e suplente do Gabinete do Prefeito.
II- Iniciativa Privada e Sociedade Civil
a) Representante titular e seu suplente, dos Meios de Hospedagem, Bares e Restaurantes e similares;
b) Representante titular e seu suplente, de Empresas, associações, cooperativas de Transporte Fluvial.
c) Representante titular e seu suplente, dos Grupos de Danças Folclóricas, Quadrilhas, artesanato, capoeira, teatro e Blocos de Carnaval;
d) Representante titular e seu suplente, de Povos e Comunidades Tradicionais;
e) Representante titular e seu suplente do segmento religioso
O município está empenhado e logo após a aprovação da Lei de Criação do Conselho, realizou reunião com representantes da iniciativa privada e sociedade civil para falar da importância da participação dos segmentos na implementação do Conselho.