
Em Santa Cruz do Arari, de 28 a 30 de Julho de 2011.
Evento realizado anualmente, com uma diversificada programação que envolve: Gastronomia, esporte, lazer, poesia, musica, feiras, artesanatos e muitas danças folclóricas regionais.
O Município de Santa Cruz do Arari, há 16 anos vem realizando o Festival do Tamuatá, evento que vem se desenvolvendo e atingindo repercussão dentro do Município, no Arquipélago do Marajó e em todo o Estado do Pará.
Nesta perspectiva, a prefeitura Municipal de Santa Cruz do Arari, e a Associação de Pescadores de Jenipapo e a de Santa Cruz do Arari, objetivam proporcionar ao Município a possibilidade de valorizar, conscientizar e divulgar a cultura e alavancar o turismo local. Oportunizando maior geração de renda para o Município, além de aproveitar o evento para a conscientização de todos para a exploração de forma ordenável e sustentável do patrimônio natural, sem a depredação da espécie e do meio ambiente.
Durante o evento, ocorrerá a venda de produtos como o artesanato, peixes e uma vasta quantidade de iguarias, comidas feitas a partir do Tamuatá, e uma expressiva variedade de utensílios produzidos na zona rural do município, oportunizando para dar impulso na economia local, com uma programação diversificada.
O 17.º festival do Tamuatá tem por objetivo fortalecer e valorizar a atividade pesqueira, cultural e ambiental, além de interagir com atividades de lazer e entretenimento da cidade e do interior, promovendo intercâmbio as localidades mais distantes e os municípios vizinhos, elevando com isso a auto-estima da comunidade local.
O Município recebe um numero significativo de visitantes, que terão a oportunidade de conhecer um pouco da culinária, esporte e a produção cultural de Santa Cruz do Arari.
A realização do evento é da Associação de Pescadores de Jenipapo e Santa Cruz do Arari em parceria com a Prefeitura Municipal e da Comunidade Local.